Microsoft quer otimizar recarga de baterias diferentes em um mesmo gadget
A Microsoft registrou uma patente de tecnologia que visa resolver problemas comuns de dispositivos que possuem duas baterias com capacidades e características de carga diferentes. Este é o caso de alguns modelos do Surface Book (2 em 1), que funcionam como laptop e como tablet.
Eles têm duas baterias, o que é ótimo para aumentar seu tempo de funcionamento. Porém, a tecnologia atual não garante uma recarga otimizada para as duas peças, o que, cedo ou tarde, vai acarretar em baixa performance de uma delas.
A tecnologia atual é falha com relação à recarga de baterias com capacidades de carga diferentes, assim como a voltagem e amperagem.
Quando as baterias são idênticas e estão com o mesmo nível de carga, elas podem ser ligadas em série (para aumentar o nível de tensão) ou em paralelo (para manter o mesmo nível de tensão e aumentar a capacidade total). Dessa forma, elas vão operar com taxas de carga e descarga substancialmente semelhantes. Caso as baterias possuam características de carga diferentes, sua durabilidade vai depender dos processos de carga e descarga.
Por exemplo, carregar uma bateria de baixa capacidade com uma taxa de carga superior à recomendada, vai causar uma degradação acima do normal em sua vida útil. Por outro lado, se você carregar uma bateria de alta capacidade a uma taxa de carga inferior à recomendada, o tempo de carregamento será mais lento, o que pode impactar seu desempenho durante o uso.
Para resolver esses problemas, alguns equipamentos separam o carregamento destas baterias diferentes, a fim de garantir que cada uma será carregada de acordo com suas especificações. Isso pode ser feito com um único carregador, de forma sequencial, ou com dois carregadores, de forma paralela. No entanto, ambos os métodos possuem desvantagens significativas.
A solução da Microsoft foi criar uma tecnologia que permite que as baterias sejam carregadas ao mesmo tempo, porém, com um fluxo de carga adequado às diferentes características de cada componente. Dessa forma, as baterias serão carregadas com mais rapidez e eficiência, e sem impacto negativo em sua durabilidade.
Como se trata de uma patente, porém, não há previsão de quando a novidade aparecerá em algum produto da marca.