BMW lançará 25 novos carros elétricos nos próximos 4 anos
A BMW mergulhou de vez no mercado de veículos elétricos. A montadora alemã, que havia anunciado o lançamento de 25 novos modelos do tipo até 2025, agora retornou ao assunto para dizer que os veículos deverão chegar ao mercado 2 anos antes da previsão inicial, em 2023.
Entre as novidades, quase metade será inteiramente movida a energia elétrica, enquanto os restantes serão híbridos plug-in, nicho no qual a marca está apostando fortemente para os próximos anos.
BMW iX3 Concept será uma das versões inteiramente elétricas. (Fonte: BMW/Divulgação)
Apesar de o atual presidente do conselho administrativo da BMW, Harald Krüger, ter sinalizado a inclusão de “produtos adicionais”, a montadora entrará forte com uma estratégia que já utiliza desde antes da chegada dos elétricos: a atualização de linhas clássicas e consolidadas da marca com tecnologias mais recentes.
Linhas como a Série 3, que é o grande carro-chefe da BMW, bem como a Série 7 e os modelos X3 e X5, ganharão versões híbridas e/ou elétricas ainda neste ano, aproveitando a fama e o gosto dos clientes já fidelizados e incorporando a nova técnica de abastecimento.
BMW 330e 2020, um dos elétricos da consagrada Série 3. (Fonte: BMW/Divulgação)
Outras linhas, como a SUV iX3, chegarão ao mercado exclusivamente elétricas já em 2020, enquanto a partir de 2025 a Série M, uma das mais premium da BMW, também passará a ser fabricada primeiro na opção plug-in, depois elétrica.
A linha Vision M Next Concept, anunciada na última terça-feira (25) pela montadora, é uma das grandes apostas para o mercado de automóveis de luxo abraçar de vez o conceito dos elétricos, já que o carro deverá entregar a mesma potência de 600 cavalos que o atual M5 Sedan, mas pesando provavelmente entre 3,5 mil e 3,8 mil kg, contra 4.370 kg do modelo a gasolina. O resultado é um impacto gigantesco em performance e aerodinâmica.
Futurista, o Vision M Next Concept foi apresentado na última semana. (Fonte: BMW/Divulgação)
Além da marca-mãe, a BMW está olhando para a MINI e pensando em como incorporar os carrinhos ao mercado de elétricos, cujo DNA já é ligado à ideia de urbanidade. Mas, por enquanto, o único modelo elétrico anunciado para os próximos anos é o Cooper SE, que será lançado no ano que vem e deverá ser apresentado no mês de julho.