EUA investiga projeto do Kickstarter que sumiu com dinheiro dos apoiadores
O financiamento coletivo pode ser uma forma bem bacana e eficiente de ajudar aquela ideia diferente a sair do papel. Contudo, já pensou em como você se sentiria se ajudasse a pagar por um item que não será recebido? Pois é, é esta a questão que está afetando a FTC, comissão responsável por transações nos EUA.
A comissão está investigando a campanha que financiou a iBackPack no Kickstarter, uma espécie de mochila inteligente que teria Wi-Fi e baterias prontas para carregar os gadgets dos usuários. No fim, o projeto arrecadou aproximadamente 700 mil dólares dos apoiadores.
Acontece que este projeto foi lançado em 2015, e… Bomm, nenhum dos envolvidos recebeu nada do que foi prometido – mas houve quem tivesse adquirido alguns itens “beta”, como cabos e baterias.
Ainda não foram liberadas maiores informações sobre a investigação ou o posicionamento dos envolvidos. Contudo, o site do projeto não está mais no ar. Quem participou do financiamento da mochila inteligente acredita que os idealizadores venderam a informação dos participantes para outras empresas de financiamento coletivo – algo que foi evidenciado por conversas.
Este grande problema que surgiu mostra como pode ser perigoso apoiar projetos de financiamento coletivo; afinal, não há formas de garantir para os envolvidos que o produto será, de fato, recebido.