Tapete de carregamento sem fio AirPower deve chegar em setembro
Quando a Apple anunciou o iPhone X no ano passado, um outro aparelho ganhou interesse do público: um tapete de carregamento sem fio chamado de AirPower, capaz de alimentar um iPhone, um Apple Watch e AirPods simultaneamente. Depois disso, o gadget recebeu previsão de lançamento para o começo deste ano. E aí não se falou mais nisso. Agora, é bem possível que ele chegue até o final de setembro, de acordo com o Bloomberg.
Construção exige componentes de diferentes tamanhos e uma versão customizada do iOS para parear os dispositos
Fabricantes parceiros e outras fontes próximas da Maçã dizem que há várias barreiras técnicas a serem superadas até o produto finalmente chegar às prateleiras. O hardware tem se mostrado complexo por conta de suas ambições. Recarregar três produtos completamente diferentes exige componentes de diversos tamanhos. Somado a isso, ele deve também ser usado com outros aparelhos, então, além de ter sua própria tecnologia customizada, precisa ser compatível com o atual padrão Qi.
Para complicar as coisas, o AirPower deve rodar uma versão personalizada do iOS, pois o sistema operacional é que seria o responsável por parear cada brinquedinho. E ainda tem o problema do superaquecimento e os tradicionais bugs de firmware a serem resolvidos. Bem, como dá para notar, o atraso é compreensível.
A Gigante de Cupertino talvez não estivesse completamente a par de todas essas limitações ao apresentar sua inovadora base de recarga para o mundo. Mas, calma, há esperança. Segundo relatos, algumas pessoas já vêm testando o AirPower e havia até mesmo uma previsão de distribuição neste mês. Então pode ser que ele realmente faça sua estreia no aniversário de um ano de sua revelação.
A Apple por enquanto não comenta nenhuma dessas informações.
Desde o lançamento dos AirPods em 2016, o chefe de design Jony Ive vem comentando um “futuro sem fio”. Ao longo desse tempo, é possível notar que a Apple vem se dedicando mais à sua divisão de acessórios (leia-se AirPods, Apple TV, HomePods, Apple Pencil, fones de ouvido, entre outras coisas) e a ideia é essa mesma, a de ter um ecossistema de hardware wireless.
Havia até mesmo planos para já lançar o iPhone X sem port externo para carregamento com fio, mas como a recarga wireless ainda é muito devagar, essa ideia foi descartada — e incluir um dispositivo só para isso poderia encarecer ainda mais o novo top de linha.
Um possível sucesso do AirPower pode significar mais carinho para toda a linha atualmente descrita como “Outros Produtos”, que normalmente chamam a atenção mas costumam atrasar ou registrar difícil reposição nas prateleiras.