Estudo diz que satisfação com o iPhone X é menor que com outros iPhones
A Apple não costuma registrar muitos problemas com usuários insatisfeitos, até porque investe justamente em produtos premium, que costumam deixar seus donos felizes. Contudo, um levantamento feito pelo American Customer Satisfaction Index (ACSI), que pesquisou os níveis de satisfação dos proprietários de vários smartphones, chama a atenção pelo fato do mais poderoso aparelho da Maçã, o iPhone X, aparecer no ranking em uma posição abaixo de seus antecessores.
A pesquisa foi feita com 45 mil pessoas nos Estados Unidos, ao longo de 11 meses
De acordo com o estudo, o preferido entre os que têm iPhones é o iPhone 7 Plus, com uma taxa de satisfação de 85%. O iPhone 8 vem na sequência, com 83% e o iPhone X amarga o terceiro lugar, com 80% — que não chega a ser baixo, mas de certa forma surpreendente por trazer tecnologias de ponta.
A razão para isso, segundo o próprio ACSI, é relação custo-benefício, pois os consumidores ainda estariam vendo tanta vantagem em gastar mais para ter os recursos que o dispositivo oferece. A pesquisa foi feita com 45 mil pessoas nos Estados Unidos, ao longo de 11 meses, entre abril de 2017 e março de 2018, e também abrange outras marcas, como podemos ver abaixo.
Vale destacar que outras fontes, como o Tech.pinions, mostra resultados bem diferentes. Nesta análise, o iPhone X teria agradado bastante 97% dos compradores.
Bem, a pesquisa é mais abrangente e envolve smartphones de outras fabricantes. O iPhone 7 Plus não fica somente à frente de seus pares, como também dos rivais. É o telefone mais querido dos Estados Unidos, com o Samsung Galaxy S8 Plus na segunda colocação, com um placar de 84%. O S8 e o iPhone 8 ficam empatados na sequência, com 83%.
A LG aparece em sexto lugar, com o LG G4 e 82%. Já a Lenovo/Motorola vem em 18º, com o Moto G (não fica claro qual modelo é) e 80%. Confira a tabela completa abaixo.
Como há certa inconsistência em relação às informações da ACSI com as da Tech.pinions, é preciso lembrar que se trata de uma amostra localizada e que não reflete a realidade de todo o mercado global, muito menos o de outras praças, como o Brasil. Ainda assim, a lista não deixa de ser curiosa.
E você, tem um iPhone X ou conhece alguém que tem? Eles estão felizes com o aparelho ou preferem outros iPhones ou concorrentes? Conta para a gente.