Imagem de: Google Lens deixa de ser exclusividade do Pixel e chega a iPhone e Android

Google Lens deixa de ser exclusividade do Pixel e chega a iPhone e Android

O Google Lens deve seguir os passos do Google Assistant e chegar em breve a outros aparelhos que não os da linha Pixel. Tanto usuários do iPhone quanto os de smartphones Android (estes inicialmente restritos à língua inglesa) poderão, por meio da última versão do aplicativo Google Fotos, fazer uso da tecnologia Lens, um dos projetos mais interessantes do Google nos últimos anos.

A novidade estará liberada já nas próximas semanas, incluindo aí um detalhe: para determinados aparelhos, haverá a disponibilidade do Lens no próprio Google Assistant, sem a necessidade de download do Fotos – o Google não especificou quais seriam esses smartphones, mas sabemos que eles devem estar se referindo aos mais avançados (e caros).

Lançado em 2017, o Lens é uma tecnologia que permite usar a câmera do smartphone para fazer buscas mais inteligentes na base de dados do Google. Aponte a câmera para a fachada de uma loja, e o Lens exibirá as informações de que você precisa: nome, média de preços, avaliações etc.

O reconhecimento por meio de inteligência artificial também pode ser usado na leitura e na tradução de placas – função útil em viagens, por exemplo –, na inclusão de um novo contato na agenda do telefone por meio da foto de um cartão de visitas, na busca de resenhas de livros ou de pinturas em um museu e até no reconhecimento de espécies de plantas, raças de cães e modelos de carro.

-- publicidade --

Uma das vantagens do sistema, além da facilidade na hora de fazer buscas e obter informações, é o seu constante aperfeiçoamento: por meio do machine learning, o Google Lens aprende e aprimora seus processos para oferecer resultados cada vez mais precisos.

O anúncio da expansão do projeto Lens para além dos smartphones Pixel foi feito pelo Google poucos dias antes do início do Mobile World Congress, que acontece entre 26 de fevereiro e 1° de março de 2018 em Barcelona, na Espanha. O evento, que neste ano promete trazer diversas novidades, reúne alguns dos anúncios e lançamentos mais importantes do mercado.

Usuários mais ansiosos, que queiram testar o Google Lens em aparelhos Android e iPhone com o aplicativo do Google Fotos, podem tentar trocar o idioma do app para o inglês e ficar de olho nas atualizações; afinal, o Lens pode ser disponibilizado a qualquer momento.

Para saber mais sobre o Google Lens, assista ao anúncio da ferramenta no Google I/O de 2017 no vídeo a seguir, a partir dos 7:27. Habilite as legendas em português, se necessário.

Google Lens deixa de ser exclusividade do Pixel e chega a iPhone e Android



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui