Google atualiza o Home Mini e volta a incluir os botões de play e pause
A Google anunciou o retorno dos botões de play e pause no Google Home Mini, que haviam sido removidos devido a potenciais problemas de privacidade. O Home Mini foi lançado em outubro e tem como ponto forte realizar todas as tarefas da versão sua versão maior em um formato mais compacto, podendo ser mudado de lugar com facilidade.
Agora, em vez de tocar na parte superior do Home Mini para iniciar ou pausar uma ação, os donos do aparelho vão executar a mesma tarefa apenas pressionando longamente algum dos botões de volume, que ficam nas laterais do aparelho.
Esse recurso vale para ativar ou desativar músicas, notícias, alarmes, ligações e outros recursos utilizados na assistente virtual. Para parar, a mesma coisa: basta pressionar os botões de volume de forma mais demorada.
A mudança foi realizada porque, como o Home Mini tem uma forma arredondada, o estofo que reveste o produto fica mais justo nas bordas e aciona de forma acidental os comandos de play e pause, fazendo com que o dispositivo possa gravar por acidente conversas particulares em vez de comandos.
Essa falha foi descoberta por um dos redatores do Android Police, que estava percebendo que seu aparelho se ligava diversas vezes ao dia sem que a palavra de comando (nesse caso, o Ok Google) fosse dita.
Ao entrar na página de atividades da conta e olhar a seção de comandos de voz, foi possível ver diversas gravações ambiente, como músicas, séries e filmes que estavam sendo assistidos na TV e, claro, conversas. Ao entrar em contato com o time de Mountain View, eles descobriram que, em alguns casos, o Mini acionava a função de gravar sem que o botão estivesse sendo pressionado.
Para evitar problemas relacionados a violação de privacidade, a Google resolveu desabilitar todos os botões localizados na parte superior — eles existem, mas não funcionam —, mantendo apenas os localizados ao lado, que parecem não sofrer com o mesmo problema. A hipótese de que o tecido do produto (mais espesso) pudesse causar esses “acionamentos fantasmas” surgiu depois.
Ao que tudo indica, não foi possível contornar o problema do tecido na parte superior do equipamento, e para evitar que os comandos de play e pause sejam ativados apenas pela voz, agora eles estão nas laterais do Mini. Por mais chato que seja não conseguir utilizar os botões da parte superior — afinal eles foram projetados para isso —, em vista do problemão que poderia ser causado, a solução até que foi boa.