Associação de defesa do consumidor aponta quais os celulares mais seguros
A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, é uma entidade civil sem fins lucrativos, independente de governos e empresas, que busca proteger os consumidores brasileiros. O órgão costuma realizar estudos sobre produtos e desta vez fez um levantamento sobre quais aparelhos têm o melhor desempenho e segurança.
Os modelos mais bem-sucedidos no cuidado com a privacidade e manutenção de salvaguardas contra invasores foram os Samsung Galaxy S9 e Galaxy A8, os Apple iPhone 8 Plus e iPhone SE 32 GB e os Asus Zenfone 3 Zoom e Zenfone 4 Max. “No entanto, é importante esclarecer que a nota de avaliação apresentada não se refere especificamente à segurança, mas, sim, à qualidade e ao desempenho geral do aparelho. Isso porque não há diferença entre o nível de segurança entre um modelo Galaxy S9 e um Galaxy A8, por exemplo, uma vez que o software de proteção da Samsung é o mesmo para a maioria dos seus aparelhos”, diz o Proteste.
A avaliação também leva em consideração a performance geral, e, juntando tudo, o campeão foi o Galaxy S9, “devido a sua ergonomia, texto, navegação por GPS e navegador terem atingido cinco estrelas no teste, enquanto os outros requisitos (funcionalidade, ligação, câmera e vídeo) atingiram quatro”. Na relação custo-benefício, esse mesmo ranking escolheu o Galaxy A8, que é vendido na faixa de preço entre R$ 1.666 e R$ 2.300.
O levantamento feito pela Proteste também levou em consideração a diferença de proteção entre os sistemas operacionais. Como a Apple produz seu hardware e software, possui mais camadas antimalware embutidas, além de atualizações de segurança mais regulares e autenticação em dois fatores, entre outras salvaguardas.
A Samsung possui criptografia de ponta a ponta Samsung Knox e a Asus oferece a alternativa de defesa ZenUI Safeguard, via app, que busca update mensal. Já os Motorola só realizam atualizações de segurança a cada dois meses; a LG e a Sony, de acordo com a Proteste, “não oferecem uma quantidade de soluções nativas necessárias para manter o sistema de proteção em conjunto com o Android, embora ofereçam as atualizações mensais de segurança”.
A recomendação do órgão que, ao comprar um novo produto, os usuários priorizem aqueles que incluam revisões regulares sobre seus protocolos de defesa, assim como diversas opções de bloqueio.