Todos os anos compra um vasinho daquela bonita planta de Natal e todos os anos ela acaba por morrer no final do Inverno?
Fique a conhecer algumas dicas para fazer a sua Estrela-de-Natal durar até o Natal seguinte, mantendo-a saudável todo o ano.
A Estrela-de-Natal como é popularmente chamada também é conhecida por poinsétia, cardeal ou flor-de-natal. O seu nome científico é Euphorbia pulcherrima que significa “a mais bela das eufórbias”.
Esta planta é muito utilizada para decorações natalícias pelo seu aspeto. As suas folhas vermelhas e verdes simbolizam o espírito natalício e a sua florescência ocorre no solstício de Inverno, que coincide com o Natal. Apesar de ser uma espécie originária da América central esta planta é bastante comercializada na Europa. Assim, ela requer alguns cuidados especiais para resistir e se manter saudável num clima que não é o mais favorável para o seu crescimento.
Luz – A Estrela-de-Natal deve ficar perto de uma janela com bastante luz. As janelas viradas a este, sul ou a oeste são as mais indicadas. Uma vez que se trata de uma espécie de climas tropicais, deverá receber tanta luz solar quanto for possível.
Temperatura – Deve tentar manter uma temperatura entre 16 e 24ºC na divisão onde se encontra a Estrela-de-Natal. Verifique que as folhas não estão em contacto com superfícies muito frias, como os vidros da janela, ou estas irão murchar e cair. As Estrelas-de-Natal que apresentam poucas folhas e um aspeto amarelado estiveram provavelmente expostas a ambientes muito frios e com rápidas mudanças de temperatura. Esta é uma espécie de interior, não a deixe ao ar livre na varanda no inverno.
Água – Deite um pouco de água na terra apenas quando esta parecer seca ao toque. Se a sua casa for seca durante o inverno, terá de regar a sua planta quase todos os dias. Se pelo contrário, a Estrela-de-Natal estiver em ambiente húmido (o mais favorável para o seu crescimento) basta deitar-lhe água uma vez por semana. Excesso de água é outra das causas mais comuns para as folhas murcharem precocemente.
Cuidados após o primeiro Natal
Cuide normalmente da sua Estrela-de-Natal, como explicado acima, até abril. Por esta altura, comece a reduzir a frequência das regas e mude a planta para um sítio fresco, como uma garagem ou uma cave, mantendo-a a cerca de 18ºC.
Em maio, corte cerca de 10cm aos caules e recoloque-a num vaso maior com água abundante. Deixe-a de novo perto de uma janela com muita luz, sempre abaixo dos 25ºC.
Assim que começarem a ser produzidas novas folhas, fertilize a cada duas semanas com um fertilizante completo. Siga as instruções do fabricante. Durante o verão pode colocar a Estrela-de-Natal no exterior mas à sombra. Em Julho corte mais 3cm aos caules, deixando apenas 3 ou 4 folhas em cada ramo.
Em Setembro, traga de novo a planta para dentro colocando-a na mesma janela iluminada e continue com o tratamento de fertilizante.
Em Outubro, comece a preparar a Estrela-de-Natal para florescer. Coloque-a em total escuridão todos os dias entre as 17h e as 8h. A melhor forma será utilizar uma caixa opaca e escura, tenha cuidado para não deixar entrar nenhuma luz.
Na última semana de Novembro, pare o tratamento de escuridão e deixe a planta durante todo o dia na janela com maior exposição solar. Pare a fertilização a meio de Dezembro e deverá ter a sua Estrela-de-Natal pronta para o Natal como se fosse o seu primeiro ano. Continue a cuidar dela como no Natal anterior e repita todo o ciclo no ano seguinte.
[in:dicascaseiras.com]