Não é maravilhoso pensar que se vai dormir numa cama com lençóis lavadinhos e tão bem feita como a de um quarto de hotel de luxo? As camas dos bons hotéis seguem uma técnica quando são feitas.
Nem sempre os lençóis mais maleáveis são os ideais para obter uma cama feita na perfeição. Os lençóis ideais são os lençóis em algodão egípcio ou lençóis em algodão pima. Para determinar a qualidade de uns lençóis, deve-se procurar a palavra percale ou supima, pois indica que os lençóis são de elevada qualidade.
Para conseguir uma cama benfeita, com os lençóis esticados, os cantos dobrados na perfeição, dobras benfeitas e cantos perfeitos, bastam 5 passos.
Passo 1
Comece por colocar um lençol capa de colchão (lençol com elástico nas extremidades) a revestir o colchão. Por cima coloque um lençol com o lado avesso para cima, de forma a que as linhas da parte de cima estejam para a cabeceira da cama e a parte de baixo se estenda para além do colchão até ao chão. Coloque uma coberta fina por cima do lençol de forma a que a parte da coberta que fica para a cabeceira fique a alguns centímetros do topo do lençol.
Passo 2
No fundo da cama meta as bainhas do lençol e da colcha debaixo do fundo do colchão, deixando as laterais penduradas. Depois passe para uma das laterais da cama (ainda na parte do fundo) agarre nas bainhas do lençol e da colcha que estão penduradas, cerca de 30 centímetros do chão, levante-as com uma mão criando um triângulo, e com a outra mão meta a parte inferior do triângulo debaixo do colchão.
Passo 3
Dobre o restante topo do triângulo para baixo outra vez, para que o lençol e a colcha formem uma prega diagonal.
Passo 4
Segurando a prega firmemente, meta-a debaixo do colchão, alisando os vincos que se formem. Repita os mesmos passos nos restantes cantos da cama.
Passo 5
Na parte da cabeceira da cama, dobre a colcha e o lençol que está debaixo desta para baixo alguns centímetros, meta os lados debaixo do colchão, alisando os vincos que possam ficar no topo. Coloque as almofadas.