1- Diminui o colesterol
A maçã é rica em pectina, uma fibra encontrada principalmente na casca, que reduz os níveis do chamado “mau” colesterol. Isto porque a pectina bloqueia a absorção do colesterol, ajudando o corpo a usá-lo em vez de armazená-lo. Uma maçã média possui cerca de quatro gramas de fibra.
2- Previne problemas respiratórios
Os antioxidantes presentes na maçã, principalmente a quercetina, melhoram a capacidade respiratória e protegem os pulmões. Esta fruta também tem um efeito adstringente, auxiliando a garganta e as cordas vocais. Além disso, um estudo concluiu que comer cinco ou mais maçãs por semana reduz o risco de problemas respiratórios, incluindo asma.
3- Diminui o risco de diabetes
A pectina da maçã ajuda ainda a retardar a absorção de glicose no organismo, prevenindo o aparecimento de diabetes. Deve consumir duas maçãs pequenas todos os dias, de forma a ingerir a dose necessária desta fibra.
4- Evita um AVC
As frutas com polpa branca, como a maçã e a pêra, bem como os legumes, ajudam a reduzir o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo os especialistas, o consumo de uma maçã por dia é suficiente para obter este benefício.
5- Melhora as funções cerebrais
Graças às vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico, a maçã melhora a memória e diminui a probabilidade de desenvolver Alzheimer, uma vez que aumenta a produção de um neurotransmissor importante para o bom funcionamento do sistema nervoso central.
6- Ajuda a saciar
As fibras presentes na maçã dão uma sensação de saciedade por mais tempo, sem que precise de consumir mais calorias. A casca contém fibras insolúveis que não são digeridas, por isso ficam no estômago mais tempo. Além disso, esta fruta reduz a vontade de comer doces.
7- Regula os intestinos
Para além de ajudar a regular os intestinos, a maçã tem agentes cicatrizantes que auxiliam em casos de azia, gastrite e úlceras, porque actua na mucosa do sistema digestivo.
8- Ajuda a emagrecer
A casca da maçã, onde se encontra a maior parte das fibras, contém ácido ursólico, que aumenta a perda de calorias e o desenvolvimento de músculos e massa magra. É por isso que esta fruta é recomendada em dietas.
9- Previne cáries
As maçãs protegem a superfície dos dentes e das gengivas, porque têm propriedades que eliminam a maioria das bactérias que causam cáries dentárias. A par disso, contribuem para a formação de ossos e dentes
10- Combate constipações
Apesar de não ser tão rica em vitamina C como a laranja por exemplo, a maçã é uma boa fonte desta vitamina, fortalecendo o sistema imunológico.
11- Previne envelhecimento e cancro
Os fitonutrientes presentes na maçã, como os taninos e flavonóides, têm uma acção antioxidante, adstringente e anti-inflamatória, prevenindo o envelhecimento precoce. Estudos indicam que estes também protegem contra o cancro, pois inibem a produção de certas enzimas que estimulam o crescimento de células pré-cancerígenas.
Consuma, no mínimo, uma maçã por dia (até três), de preferência com casca – onde estão mais substâncias protectoras e antioxidantes -, e usufrua de todos os benefícios que esta fruta pode oferecer.
[in:.dicascaseiras.]