Golpe ‘da Receita Federal’ é enviado via Correios para vítimas
Um golpe antigo que utiliza o nome da Receita Federal voltou a ser entregue por cartas via Correios para vítimas. De acordo com uma denúncia recebida pelo TecMundo, a carta “Intimação para regularização de dados cadastrais” vem com um link falso, que leva a vítima para um site que simula a Receita Federal para preenchimento de dados — e o golpe consiste no roubo destas informações.
A Receita Federal não envia links encurtados e links de outros domínios
As autoridades lidam com este tipo de golpe faz alguns anos e ainda não conseguiram descobrir os responsáveis. O crime é claro, por isso você precisa ter atenção: como um golpe de phishing, os criminosos por trás da carta se utilizam do desconhecimento e da ingenuidade da vítima ao querer resolver um problema.
Mais grave: a Receita Federal não envia links encurtados e links de outros domínios que não sejam os oficiais. Na carta que você acompanha abaixo, nenhum desses parâmetros é cumprido.
“A Receita Federal detectou inconsistências em seu cadastro de Pessoa Física, referente aos seus dados bancários declarados anteriormente”, começa a carta falsa. “Sua situação cadastral está gerando conflitos quanto ao processamento de seus dados bancários, levando seu cadastro de Pessoa Física a constar na malha fina da Receita Federal. Esta intimação tem caráter informativo e explicativo para a regularização de seu cadastro, evitando multas e futuros problemas”.
Tenha certeza: o lugar desta carta é na lixeira
O phishing na carta atua como o phishing de email: entrega a problemática para a vítima que se desespera. Os criminosos então fazem a ameaça e entregam uma solução “rápida”. No caso, um link de email falso para roubar os seus dados após o preenchimento.
“Procedimento online para regularização do cadastro de Pessoa Física da Receita Federal: http:\info2010XXXXX”. Note o nome da URL e como ela foi encurtada: o problema já está na cara. Caso você tenha recebido esta carta que vê nas imagens, tenha certeza: o lugar dela é na lixeira.
Falsa