Redes sociais estão cheias de anúncios falsos prometendo iPhones grátis
O iPhone com certeza é um dos smartphones mais desejados do mundo. É por isso que muitas pessoas acabam caindo na tentação de achar que podem descolar um na faixa. Acha difícil isso acontecer com você? Pois saiba que muita gente acaba caindo nessa cilada, o que é comprovado pela quantidade de anúncios falsos prometendo um iPhone grátis.
De acordo com um relatório da ZeroFox, atualmente existem 532 anúncios fraudulentos nas redes sociais dos Estados Unidos oferecendo o smartphone da Apple na faixa. No Brasil, o cenário não é muito diferente. Nas postagens, as abordagens são bastante diferentes entre si. Algumas prometem dar o aparelho em troca de compartilhamentos e curtidas. Outras, entretanto, pedem o preenchimento de formulários intermináveis. Algumas páginas pedem a instalação de programas ou plugins que habilitariam o usuário a receber esse “presente”.
É muito provável que você esteja pensando neste exato momento: “Quem iria cair em uma coisa dessas?”. Porém, infelizmente sempre há pessoas que acabam cedendo a tentação, mesmo sabendo que há uma chance muita baixa de aquela oferta ser verdadeira. Pessoas ingênuas ou com pouca experiência na savana da internet são os principais alvos desses golpistas.
Os criminosos que criam essas ofertas enganosas podem sair ganhando de formas diferentes. Alguns acabam lucrando a partir do click em banners ou a resposta em pesquisas. Outros, com métodos mais sofisticados, podem roubar dados para aplicar outros tipos de golpes. Também há casos de usuários que instalaram mineradores de Bitcoin em suas máquinas (sem o seu consentimento, é claro) na esperança de poderem ganhar um iPhone.
A recomendação para evitar esse tipo de golpe é óbvia, mas precisa ser dita: evite qualquer anúncio que pareça ser bom demais, como um iPhone sendo distribuído gratuitamente. Até mesmo um concurso de sorteio de um aparelho da Apple (ou de qualquer outra marca) precisa ser analisado cuidadosamente. Às vezes o sorteio é apenas uma “roupagem” diferente para os golpes aplicados.
Outras recomendações da ZeroFox para evitar essas ciladas são: