Rússia bloqueou acesso ao Google nesta quinta-feira
A Rússia bloqueou o acesso ao site da Google durante algumas horas na tarde desta quinta-feira (22). De acordo com o jornal local Moscow Times, a decisão foi tomada porque a Google não estaria ajudando no cumprimento de uma decisão tributária que foi sancionada no final de 2016 pela Rússia.
O bloqueio ao domínio “Google.ru” durou três horas, com o site sendo movido para a lista de sites banidos do governo russo. Para bloquear o acesso, o Kremlin contou com a ajuda de operadoras locais que restringiram a entrada de usuários no site.
Três horas fora do ar por causa de alguns redirecionamentos “errados”
A ação aconteceu por causa do redirecionamento que a Google fornecia para sites em disputas tributárias com as autoridades russas. Dessa maneira, após três horas fora do ar, a Google desligou o redirecionamento para estes domínios com disputas contra o governo, segundo Alexander Zharov, um dos reguladores de internet locais.
A Rússia já teve “questões” com a Google: em junho de 2016, o governo aprovou uma lei chamada “Goole Tax Law”, exigindo que empresas estrangeiras de tecnologia da informação paguem um valor extra ao Kremlin por venderem conteúdo online em terras russas.