Imagem de: 'Drone peixe-voador' é capaz de decolar mesmo se estiver debaixo d’água

‘Drone peixe-voador’ é capaz de decolar mesmo se estiver debaixo d’água

Engenheiros da Imperial College London desenvolveram um drone capaz de decolar mesmo debaixo d’água. Para isso, o eletrônico nomeado como AquaMAV foi equipado com um sistema traseiro de impulsionamento composto por um jato d’água e uma pequena explosão de gás. Os detalhes do funcionamento do dispositivo foram publicados em um artigo científico no periódico Science Robotics.

No texto, os estudiosos revelam que essa explosão é originada por uma combinação de pequenas quantidades de pó de carbureto de cálcio, as quais ao entrar em contato com H2O geram uma reação gasosa. Após esse gás passar por uma câmara de combustão junto com ar e água, ocorre uma explosão de baixa intensidade, capaz de lançar o veículo ao ar com velocidade e segurança. Ele pode ser visto em ação no vídeo a seguir (em inglês):

Segundo o texto acadêmico, o AquaMAV tem um sistema de impulsionamento tão potente, que pode lançar o drone a até 26 metros de altura, mesmo quando submerso em águas agitadas. Por fim, os pesquisadores defendem que o robô foi desenvolvido para desempenhar funções importantes e complexas, como para coletar amostras de água durante desastres naturais ou monitorar poluição em rios e oceanos.

‘Drone peixe-voador’ é capaz de decolar mesmo se estiver debaixo d’água



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui