Fujitsu cria Ethernet ‘origami’ para notebooks e arrebata a internet
Embora filmes como “Ela” mostrem que a inteligência artificial pode sim vir a conquistar o coração dos seres humanos, alguns internautas estão furando a fila e se apaixonando por uma tecnologia muito menos avançada: a da entrada para cabos de rede. Calma, não é o que você está pensando! Estamos falando da porta Ethernet implementada pela Fujitsu em alguns dos seus laptops, que utiliza um sistema mecânico para se adaptar a equipamentos mais finos.
Sim, o esquema bolado pela fabricante japonesa para manter o plug compacto é lindo de morrer e, claro, acabou viralizando na internet graças à comoção dos usuários do Twitter. Como dá para ver nas imagens abaixo, se trata de uma gaveta que deve ser puxada e estendida pelo próprio usuário antes que ele possa conectar seu cabo RJ45.
O que arrebatou o público, afinal? Bem, pode ser o mecanismo simples e eficiente, o fato de a Fujitsu ter ido na contramão do que fizeram com as entradas de fone de ouvido para celular ou até mesmo o jeito estiloso com que você faz o conector voltar à sua forma original – com um leve peteleco e um empurrãozinho. Ou tudo isso junto. A verdade inegável é que, de um jeito ou de outro, o plug origami parece ter ganhado vida própria junto aos internautas.
Claro que alguns usuários da rede social não perderam a chance de fazer alguns comentários pertinentes em relação ao tema. Alguns deles, por exemplo, lembraram que esse tipo de mecanismo retrátil ou dobrável para Ethernet não é exatamente uma novidade, sendo utilizado de um jeito um pouco diferente nos antigos cartões de expansão PCMCIA, para notebooks. O problema é que o cabo de rede precisava ser plugado na vertical, fazendo com que o brinquedinho se quebrasse rapidamente.
Outros aproveitaram a oportunidade para alfinetar marcas mais tradicionais. Um perfil no Twitter chegou a postar fotos do sistema de portinhola flexível – nada criativo e um pouco feioso – que costuma aparecer nos equipamentos de Dell, Lenovo e outras fabricantes maiores. E aí, curtiu a solução da Fujitsu? Que tipo de conector de rede você prefere? Deixe a sua opinião mais abaixo, na seção de comentários.