Imagem de: Novos músculos robóticos de origami levantam mil vezes seu próprio peso

Novos músculos robóticos de origami levantam mil vezes seu próprio peso

A tecnologia da assim chamada soft robotic acaba de passar por um salto surpreendente graças a uma nova criação feita por pesquisadores do CSAIL e do Wyss Institute. A solução proposta por eles é das mais curiosas: no lugar de usar apenas materiais maleáveis, a equipe combinou isso com “esqueletos” rígidos de origami.

Parece uma ideia maluca, mas acredite quando dizemos que ela funciona bem. Segundo os dados publicados pela pesquisa, um “músculo” feito com essa tecnologia é capaz de levantar mil vezes seu próprio peso. Para tal, ele utiliza simples sistemas de diferença de pressão através de ar ou água, que fazem com que as articulações se estiquem ou dobrem.

Qual o uso do design em origami, por sua vez? Justamente porque o formato das articulações definem o movimento realizado pelo membro robótico. Assim, ele pode desde retrair e se esticar com um formato básico em “sanfona” até simular dedos se abrindo e fechando ou funcionar como uma rede para segurar qualquer objeto, com formas mais complexas. As possibilidades são enormes, como você pode ver no vídeo abaixo.

Isso nem de longe é todo o potencial desses músculos, vale notar. Com o uso de diferentes materiais, é possível combinar essa tecnologia para, por exemplo, montar sistemas que funcionam de maneira transparente, serem solúveis em água ou mesmo que garantem maior elasticidade. Tudo isso, aliás, ainda pode ser feito com materiais de baixo custo.

-- publicidade --

Para não dizer que o mecanismo não tem falhas, é importante notar que a movimentação dos músculos robóticos é limitada à como os origamis foram “programados”. Você pode até controlar a pressão do ar/água no interior do membro para fazer certas variações em como o material colapsa ou se expande, mas não há como fazer muito mais do que isso.

Mesmo assim, é impossível negar que essa é uma criação cheia de potencial, justamente porque os soft robotics, por mais cheios de potencial que fossem, tinham sua força extremamente limitada como maior fraqueza. Agora é esperar para ver no que essa tecnologia pode resultar.

Novos músculos robóticos de origami levantam mil vezes seu próprio peso



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui