Possível APU do Xbox Scarlett tem especificações reveladas em benchmark
O usuário do Twitter @KOMACHI_ENSAKA postou uma suposta imagem de teste de performance que mostra alguns detalhes de uma amostra de engenharia da CPU AMD Flute. O processador aparece com 8 núcleos, 16 threads, clock base de 1,6 GHz e clock turbo de 3,2 GHz.
Como a companhia está preparando uma APU personalizada para equipar o próximo console da Microsoft, o Xbox Scarlett, alguns usuários supõem que se trata exatamente do componente em questão. Como a APU traz um chip gráfico embutido, presume-se que ele seja uma versão mais simples das novas GPUs da AMD, as Radeon Navi.
Uma CPU com 16 threads está preparada para qualquer jogo lançado atualmente. Na verdade, a arquitetura do processador deve favorecer tanto quanto a tecnologia SMT, já que ele utilizará núcleos Zen 2 e será fabricado sob a litografia de 7 nanômetros.
A Microsoft revelou que o Xbox Scarlett será quatro vezes mais poderoso que o Xbox One X, sendo capaz de rodar jogos na resolução 8K e com taxa de atualização de 120 Hz. Essa capacidade de processamento não é nada modesta; e, embora o AMD Flute tenha clock base de apenas 1,6 GHz, seu processo de fabricação é bem superior ao do processador Jaguar, feito em 28 nanômetros e presente nos consoles Xbox One e PS4.
Sendo assim, o clock baixo pode ser uma estratégia para manter o equipamento frio quando a CPU estiver trabalhando com folga. Também deve-se levar em consideração que essas APUs para consoles são muito mais otimizadas para seu propósito que os processadores para desktops.
Sabemos que o Xbox One compartilha a memória GDDR5 entre a CPU e o chip gráfico. Para a nova geração, é provável que a memória seja GDDR 6, o que significa um grande salto de performance, ainda mais na plataforma AMD.
O Xbox Scarlett deverá ser lançado no fim de 2020, mas nenhuma dessas especificações foi confirmada pela Microsoft.