Processador Kirin 980 vai ter CPU, NPU e GPU novas na linha Mate 20
O processador Kirin 980 vem há algum tempo sendo trabalhado pela HiSilicon e deve aparecer nos próximos top de linha da Huawei, o Mate 20 e o Mate 20 Pro. O que se sabe mais recentemente sobre ele é que o chip deve trazer CPU, NPU e GPU novinhos em folha. Segundo rumores, o SoC vai trazer GPU Mali-G72 MP42 e unidade de processamento neural de segunda geração.
Não há maiores detalhes sobre a NPU, mas devemos esperar algo bastante avançado no campo de computação com inteligência artificial
Quem vazou as informações foi o perfil no Twitter de Ice Universe, ainda pouco conhecido nesse ramo. Segundo ele, o Kirin 980 vai ser fabricado usando o processo de 7 nm da TSMC, o que faz sentido de acordo com rumores de outras fontes, que também diziam que o SoC teria uma CPU de oito núcleos com um cluster quad-core de alta performance com clock de até 2,8 GHz.
Quanto à presença do Cortex-A77, pode ter havido um erro de digitação na informação anterior, pois devemos ter na realidade o core Cortex-A76. Não há maiores detalhes sobre a NPU, mas devemos esperar algo bastante avançado no campo de computação com inteligência artificial, visto que a versão anterior, encontrada no Kirin 970, já era bastante capaz.
Tudo isso vai ser mostrado ao público oficialmente da IFA 2018, que vai acontecer no fim do mês de agosto em Berlim, na Alemanha. Além dos dispositivos Mate 20, o novo processador pode dar vida também aos dispositivos da série P30 e ao Honor 11.