TCL vai entrar na moda dos dobráveis — e pode ter até smartwatch flexível
A TCL é famosa pelas TV de preço popular que vende na China e também por ser a atual detentora das marcas Alcatel e Blackberry. Agora, a companhia pretende chamar a atenção de outra forma no mercado: como o setor de telas flexíveis está aquecido, ela pretende criar nada menos do 5 dispositivos móveis dobráveis — e um deles flerta com o formato de um bracelete, como se fosse um smartwatch mais parrudo.
As informações vieram de renderizações em registros de patentes obtidas pelo CNet. Dois aparelhos seriam tablets; um que dobra as telas com a visualização na parte de dentro, como um livro; e outros que deixa a exibição na parte externa — sugerindo uma possível utilização como smart display. Esse conceito também é aplicado aos smartphones, que usam a mesma ideia, mas com a orientação vertical — e lembram muito os celulares flip.
Fonte: CNet
O mais curioso é um deles que tem o painel aparentemente mais comprido e fino, capaz de se curvar de uma maneira muito parecida com relógio inteligente. Como toda patente, pode ser que nada disso chegue ao mercado e, caso chegue, é bem possível que a TCL realize mudanças ou descarte completamente alguma dessas ideias.
As últimas temporadas não trouxeram muitas inovações ao mercado de smartphone, que apresenta sinais de saturação. Os fabricantes acreditam que as telas flexíveis seja a próxima grande onda a surfar até o estabelecimento do 5G, da popularização de processadores de 7nm e outras novidades que, juntas, podem trazer o próximo passo na cadeia evolutiva dos dispositivos móveis.
A TCL ainda não confirma se vai realmente montar essas patentes, mas um executivo adiantou ao CNet no mês passado que seu primeiro aparelho dobrável deve chegar ao mercado em 2020. E como a companhia possui com uma ampla gama de diferentes produtos, pode ser que não venham por aí apenas telefones.
Fonte: CNet
Também estariam nos planos os wearables, eletrodomésticos e TVs com paineis flexíveis. Nesta semana o assunto vai estar quente, pois a Samsung apresenta o seu “Galaxy X” (ou “Galaxy F”, “Galaxy Fold”, “Galaxy Flex”) juntamente com a nova família Galaxy S10 na quarta-feira (20) — e estaremos lá para trazer todas as novidades.