Vazou: LG G7 ThinQ destaca inteligência artificial em câmera dupla de 16 MP
A LG já tinha anunciado que o LG G7 ThinQ, que correu o risco de sequer chegar às prateleiras, será lançado no dia 2 de maio. É comum alguns boatos “desenharem” o produto final conforme a data vai chegando e desta vez o vazamento de documentos, obtidos pelo pessoal do Android Headlines, confirma vários rumores e praticamente revela todas as principais características do novo top de linha.
Aparelho consegue identificar automaticamente as áreas mais escuras e combinar os pixels para formar “superpixels”
Bem, a começar pela inteligência artificial (IA), pois a LG tem tratado esse aspecto como um dos diferenciais do G7 ThinQ — até mesmo o nome tem uma referência a “pensar”. Além de otimização de recursos com informações contextuais, a companhia promete uma experiência integrada com todas suas outras funcionalidades, especialmente com as câmeras.
O aparelho deve vir com duas lentes traseiras de 16 MP, uma com abertura f/1.6 e outra grande angular com 107 graus de campo de visão. A principal é compatível com o formato de alcance dinâmico (High Dynamic Range — HDR) de 10 bits, ou HDR10, o que oferece um ampla gama de cores. Isso vale também para os vídeos, que podem ser captados e reproduzidos em HDR10.
Imagem conceitual criada pelo site TechnoBuffalo
Ainda nesse assunto, a IA do G7 ThinQ oferece o chamado “Bright Mode” (“Modo Brilho”), em que o aparelho consegue identificar automaticamente as áreas mais escuras e combinar os pixels para formar “superpixels”. Isso resulta em uma boa otimização do desempenho em ambientes com pouca luz.
Falamos que o G7 ThinQ terá um grande enfoque na IA com as câmeras, certo? Pois bem, o dispositivo conta com outros modos que combinam ambas as coisas. Um deles é a “câmera inteligente” (ou “IA Cam”), que avalia as imagens captadas e oferece recomendações, como filtros mais adequados — com opções de cor, contraste e saturação — e melhor abertura para registro. A IA Cam deve trazer também o reconhecimento de objetos, pessoas e paisagens, incluindo o processamento de dados já visto no Vision AI, presente no LG V30S.
Outra novidade é a versão 2.0 do Graphy, uma ferramenta que encontra os tratamentos mais adequados para a foto, a partir de informações do ISO, velocidade do obturador e balanço de branco — conferindo assim um acabamento comparável ao de máquinas profissionais. O Live Photo possibilita o registro de várias amostras, quase como um vídeo, e o dispositivo conta com o tradicional Modo Retrato.
Para quem gosta de mimos, o smartphone vem com uma série de adesivos em 2D e 3D, para decorar o resultado final e deixar tudo mais lúdico.
E o infame entalhe no topo da tela? Como tem muita gente que detesta, será possível simular uma tela sem o “notch”, mas com menos espaço sensível ao toque. Um software vai simular a “tela infinita” e, claro, a câmera frontal e o alto-falante/fone de ouvido vão continuar onde estão — só ficarão “escondidos” sob uma barra escura.
Imagem conceitual criada pelo site TechnoBuffalo
Aliás, assim como a LG promove uma melhor captação das cores e do brilho, ela destaca que a tela OLED de 6 polegadas com resolução 3120 x 1440 contará com a tecnologia M+, utilizadas em TVs da companhia: um algoritmo busca mais pixels brancos e os adiciona à combinação RGB. O resultado é o dobro do brilho, quando comparado ao LG G6.
A LG diz ter otimizado bastante seu sistema de áudio, incluindo um processo que rebate os sinais sonoros internamente antes de enviá-los para o usuário. O hardware traz alto-falantes maiores e mais poderosos que o LG G6, com foco nos tons graves. O dispositivo pode também “ouvir” de maneira mais eficiente, com reconhecimento de voz à distância, de até 5,18 metros.
O aparelho virá com o Android 8.0 Oreo e a companhia conseguiu fechar um acordo com a Google para trazer seu assistente digital com funcionalidades customizadas. O documento não detalhou exatamente quais, mas listou que seriam um total de 32 “tarefas especiais”.
Além disso tudo, o LG G7 ThinQ provavelmente deve vir com o processador Snapdragon 845, memória RAM de 6 GB e 128 GB de armazenamento. Ainda não há dados sobre autonomia de bateria, preço ou disponibilidade em determinadas regiões, como o Brasil.
Segundo o Android Headlines, não há imagens do documento porque elas poderiam comprometer a identidade da fonte. Ao que parece, o aparelho deve competir à altura com os top de linha da temporada. O negócio agora é esperar o dia 2 de maio, para saber mesmo se tudo isso se confirma no lançamento.