10 dicas para reduzir a vontade de comer doces e emagrecer
1. Tenha sempre chicletes sem açúcar na bolsa.
“Eles vão fazer com que a serotonina, substância relacionada ao prazer, seja liberada e reduzirão a vontade exagerada de comer doce”, ensina a nutricionista Vivian Goldberger, do Portal Cartilha Cor de Rosa.
2. Se bater aquela vontade desesperada por um docinho… cheire um pedaço de chocolate!
Os receptores do seu cérebro responsáveis pelas sensações de prazer serão enganados e a compulsão por doces, controlada.
3. Consuma alimentos ricos em triptofano.
A substância que age na produção de serotonina, ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade e ainda controla a vontade de açúcar. “Aposte em aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral e castanha-do pará”, ensina a nutricionista.
4. Mexa-se!
A prática de exercícios estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o mesmo efeito causado pelos doces.
5. Olhe para outro lado!
Evite ter doces à vista em casa e fuja dos programas de culinária da TV que convidam para ataques noturnos à geladeira.
6. Coma de três em três horas.
Quando a fome dispara, você sente uma vontade incontrolável por doces e carboidratos.
7. Tome café da manhã, sim!
Pular essa refeição aumenta o desejo por guloseimas. Ela garante disposição para as atividades do dia, evitando que seu organismo busque energia em outras fontes, como nos doces.
8. Modere nos carboidratos.
A ingestão de massas e pães libera insulina no sangue. E esse hormônio activa a região cerebral responsável pelo apetite.
9. Vá de frutas!
Os doces contêm um açúcar chamado sacarose, que tem absorção rápida. Já as frutas contêm frutose, que demora para ser absorvida pelo organismo e, por isso, prolonga a sensação de saciedade.
10. Evite a ansiedade e o stress.
Procure fontes de prazer que sejam isentas de açúcar.
E se cair em tentação?
Controle a quantidade! Procure comer doce em pequenas porções e somente uma vez ao dia. Os que têm castanhas ou frutas são ricos em fibras e gorduras boas, que fazem com que o açúcar seja absorvido lentamente, controlando o desejo e evitando ataques. “Comer como sobremesa também ajuda, já que as fibras de alimentos como verduras e legumes absorvem o açúcar, levando-o para fora do organismo e evitando os picos de insulina, que podem provocar acúmulo de gordura abdominal”, alerta Vivian. Já se você pratica atividade física regularmente, deixe para comer um docinho uma hora antes do treino. As calorias serão queimadas sem dificuldade.
[in:mdemulher.abril]