A nossa rotina já é pesada. Imagine, então, ter que conciliar todas as tarefas com uma incessante fadiga. Pois, é! Isso acontece com grande parte das pessoas. Mas, como todos os males, este também tem cura. E uma óptima saída para acabar de vez com a fadiga, é descobrir o que está por trás dela. Conheça 5 possibilidades:
Anemia
A sensação de fadiga pode estar ligada a essa doença, que nada mais é do que a diminuição da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigénio e nutrientes pelo corpo. Quem tem anemia acaba transportando menos substâncias, o que não é aceito pelo organismo. O coração exige mais trabalho, levando ao fracasso dos músculos. Com tratamento, a fadiga desaparece completamente.
Consumo de café
A cafeína, conhecida por fornecer energia, pode ser o agente causador da fadiga inexplicável. Essa substância é termogênica, logo, obrigará teu organismo a gastar mais energia. No entanto, quando você não tem essa energia para gastar, tudo o que fica é o cansaço, a moleza…
Distúrbios da tiróide
Embora sejam dois distúrbios extremos, tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem causar fadiga, mas não da mesma forma. No caso do hipertireoidismo, o doente tem o metabolismo acelerado, o que faz com que seu corpo faça um esforço desnecessário. Assim, mesmo sem qualquer actividade física, seu coração baterá mais acelerado. Em dias quentes, ela sente cansaço equivalente ao da prática de actividade física.
Já no hipotireoidismo, acontece o contrário. Como também há alteração no funcionamento do coração, a pessoa fica cansada sem fazer esforço. É como se tudo ficasse mais lento, até mesmo o cérebro, dificultando a execução de tarefas.
Stress
Nosso corpo tem um balanço de forças motivadoras e calmantes – os sistemas noradrenérgico e serotoninérgico. Enquanto o primeiro faz com que você tenha força e vontade, o segundo está ligado à calma. Toda vez que o indivíduo passa por situações de stresse, há um descompasso desse balanço. Se há predomínio da serotonina em relação à noradrenalina, há a fadiga. Se esse é o seu caso, está na hora de relaxar!
Doenças cardíacas
A fadiga é o primeiro sintoma que indica que algo não está bem com o seu coração. Quando ele está fraco ou dilatado, não bombeia o sangue com eficiência, causando a fadiga. Por isso, a fadiga é o primeiro sintoma de inúmeras doenças cardíacas: angina, infarto agudo do miocárdio, pós-infarto, artérias entupidas, pressão alta, insuficiência cardíaca, arritmia, doenças valvulares, fibrilação atrial, entre outras.