A beringela é um legume que contém vitaminas, como a vitamina A, C e também do complexo B, que melhoram a visão e o sistema imunológico, não contém gordura, é rico em água e tem substâncias anti-cancerígenas na casca.
A farinha produzida com a beringela é um suplemento alimentar bastante rico, já que, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além das propriedades que melhoram o funcionamento do organismo, a farinha aindapromove o emagrecimento, já que contém muitas fibras, o que aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos.
A pesquisa foi realizada em dois meses, com um grupo de 14 mulheres com sobrepeso, em idades entre 30 e 45 anos. Elas foram divididas em dois grupos e cada um deles recebeu uma dieta balanceada, mas, no cardápio do primeiro grupo, foram acrescidas 4 colheres diárias da farinha de berinjela. O resultado, ao final da pesquisa foi que este grupo, que recebeu a farinha, perdeu uma média de seis quilos e 12cm da circunferência abdominal e o outro, perdeu 3 quilos e aproximadamente 3cm da circunferência.
Efeitos principais
Como vimos, de acordo com a pesquisa, a farinha é eficiente e ótimo auxiliar no emagrecimento, mas, a exemplo de outras substâncias e produtos com esse potencial, não tem efeito se forem apenas utilizados sem que se adotem outras medidas de emagrecimento e a alimentação é a principal delas. É essencial uma dieta equilibrada, com menos frituras, gorduras, doces e com aumento da ingestão de frutas e verduras. Além de ser igualmente importante a adoção da atividade física.
A água também é muito importante, já que a farinha contém muitas fibras, é necessário que se beba ainda mais água para evitar problemas intestinais.
As vantagens desse suplemento não se limitam apenas ao emagrecimento, mas também à importantes benefícios ao organismo.
Por exemplo
- REDUZ FATORES DE RISCO DOS PROBLEMAS CARDIOVASCULARES – diminui a concentração de LDL e triglicerídeos, que são alterações metabólicas entre os obesos.
- REGULARIZA O FUNCIONAMENTO INTESTINAL;
- FAVORECE O FUNCIONAMENTO DOS RINS;
- DIMINUI RISCO DE DOENÇAS METABÓLICAS como: diabetes tipo 2 e excesso de ácido úrico.
Como tomar?
Ela pode ser acrescentada a sucos, iogurtes, frutas, sopas, incluída às farinhas em preparo de pães e bolos, etc., na verdade, a qualquer tipo de alimento, já que seu sabor é completamente adaptável. A indicação é que se use 14 gramas, ou 4 colheres de sopa por dia.
Quanto a possíveis contra-indicações, elas não são registradas, apenas quanto à necessidade de se beber maior quantidade de água para que não haja prisão de ventre.
Como fazer a farinha de beringela
- – Lave e corte em fatias, com casca, 1kg de berinjelas e coloque-as em uma forma. Leve ao forno em temperatura média, de 160°C, por 2 horas ou até notar que elas estão desidratadas, crocantes.
- Após retirá-las do forno, triture no liquidificador, no modo pulsar ou no processador.
- A aparência da farinha deve ser parecida à da farinha de mandioca, ela pode ser guardada, por até um ano, em um recipiente bem vedado e em local fresco e seco para que as propriedades sejam preservadas.
[in:www.remedio-caseiro.]