A hortelã-pimenta relaxa os músculos lisos no trato digestivo, e por isso ajuda a aliviar dores no estômago. Ela também é eficaz contra o mau hálito e previne os problemas orais.
- A hortelã é uma planta herbácea com folhas verdes ovaladas e serrilhadas nas bordas; suas flores são pequenas e em tom de violeta. É uma planta conhecida e muito usada na medicina terapêutica, na culinária e na indústria cosmética.
- A hortelã possui vitaminas A, B e C, minerais, cálcio, fósforo, ferro e potássio.
- Suas propriedades terapêuticas, são anti-espasmódico, analgésica, anticéptica, anti-inflamatória, digestiva, anestésica e expectorante.
- A hortelã exerce ação tónica e estimulante sobre o aparelho digestivo. É indicada para dores de cabeça, dores abdominais, cólica e flatulência, gripes e resfriados, ajuda na perda de peso, elimina e impede a formação de muco (catarro).
Os chás de hortelã exercem função estimulante no aparelho digestivo e isso provoca a queima de gordura, resultando na perda do peso.
- Um dos modos de maximizar a perda do peso usando a hortelã é fazendo a fusão da erva e consumindo abundantemente durante o dia. Você pode usar a hortelã poejo ou a hortelã pimenta, ambas estimulam a queima da gordura.
- Nos dias quentes, você pode bater no liquidificador água, abacaxi e hortelã fresca em abundância, o gosto é muito agradável e a junção da fibra com as vitaminas A, B, C encontradas em abundância na hortelã, rendem o suco muito nutritivo e com alto poder estimulante para o metabolismo.
Hortelã para a digestão
- Famosa por seu uso no alívio de problemas estomacais. Carminativo e antiespasmódico, a hortelã pode ajudar nos transtornos do sistema digestivo incluindo gases, distensão abdominal, náuseas, indigestão e cólicas.
- Os estudos demonstram alivio a síndrome do intestino irritável. Setenta e cinco por cento dos participantes no estudo mostraram uma redução dos sintomas desta doença depois de tomar cápsulas de óleo de hortelã durante quatro semanas.
- Ajuda a aliviar os problemas de estômago mediante o relaxamento dos músculos lisos no trato digestivo. Para aliviar estes problemas podemos fazer uma xícara de chá de hortelã ou mastigar as folhas da erva.
Dores de cabeça
- Outro dos grandes benefícios da hortelã no departamento de saúde é a sua capacidade para aliviar as dores de cabeça.
- A hortelã pode acalmar as dores de cabeça de duas maneiras. Se esfregarmos sobre a pele em pontos estratégicos, como nas têmporas, o óleo de hortelã pode relaxar os músculos que causam dores de cabeça por tensão. Se inalarmos, a hortelã pode aliviar a pressão dos seios e induzir a calma.
-- publicidade --
Os resfriados e a gripe
- O mentol, o ingrediente ativo da hortelã, reduz a mucosidade, ajudando a reduzir os seios e a congestão do peito e a eliminação da mucosidade do corpo.
- A hortelã também pode aliviar a garganta irritada. Adicione algumas gotas de óleo de hortelã a um umidificador e respire profundamente.
Irritação na pele
- Graças a suas propriedades de resfriamento, pode acalmar a pele irritadacausada por picadas de insetos, queimaduras, erupções causadas por hera venenosa e o carvalho venenoso ou outros.
- Lembre-se que como todos os outros óleos essenciais, o óleo de hortelã pode irritar a pele se não for diluído antes da aplicação tópica.
Mau hálito
- Como a hortelã é também anti-bacteriana e anti-microbiana, mastigar folhas de hortelã ou enxaguar-se com um enxaguante bucal a base desta planta pode manter longe o mau hálito e prevenir problemas de higiene dental causadas por um excesso de bactérias na boca.
[in:Saúdeenatureza]