Usamos as esponjas na cozinha e no banheiro para lavar as louças e as superfícies porem elas também devem ser lavadas para evitar a proliferação de bactérias e mau cheiro.
Cozinha:
As esponjas podem passar mau cheiro para as louças, principalmente para os copos, e isso acontece por dois motivos: ou porque depois de lavar qualquer louça mais suja ficaram resíduos e gordura impregnados na esponja e esta esponja foi usada para lavar os copos, ou porque esta esponja não foi higienizada bem e criou mau cheiro e bactérias.
Para evitar este problema é necessário observar estas regras:
Se lavar uma louça mais gordurosa ou com resíduos de comida, principalmente carne, peixe e ovo tem que colocar a esponja debaixo da água corrente e tirar todos os resíduos lavar bem a esponja com sabão em barra ou sabão de coco ou com um pouco de detergente,lavar bem e espremer. Se tiver algum cheirinho borrifem a esponja com vinagre, esperem um pouquinho e lavem em água corrente.
Para conservar a esponja da cozinha a coisa muito importante é que esta deve enxugar ao ar livre e não dentro de gavetas ou armários. O ambiente húmido e morno dos ambientes fechados são um berço para os germes.
Banheiro:
As esponjas usadas para lavar os sanitários e a pia depois do uso devem ser lavadas com detergente e borrifadas com vinagre, deixem secar antes de guardar-los.
Tenham sempre um borrifador com vinagre puro em cima da pia e em um lugar do banheiro. O vinagre limpa muitos tipos de matérias como o alumínio e o inox, ajuda a desengordurar as louças e neutraliza os maus cheiros, além de desinfectar as esponjas.
Quem não ama muito o cheiro do vinagre puro pode usar bicarbonato. Cada vez que tiverem terminado de usar as esponjas basta salpicar com bicarbonato para higienizar e cortar o mau cheiro.
Quem tem muitos limões disponíveis pode usar sumo de limão concentrado ou sumo de limão vinagre em quantidades iguais em vez de usar vinagre puro.