Estas são informações úteis para manter e valorizar os seus copos, garrafas decorativas e outras peças ornamentais de vidro.
Conselhos de Conservação dos cristais
Para manter o cristal com brilho, transparência e luminosidade é necessário seguir algumas normas de conservação. Deve também ter cuidado no seu manuseamento, pois o facto de o cristal ter maior peso do que o vidro, não implica, necessariamente, que seja muito mais resistente. Lavar o cristal com água muito quente pode causar danos nas arestas das peças. Devem, por isso, ser lavadas em água morna e detergente líquido não abrasivo. Lave uma peça de cada vez. Não é aconselhável colocá-las na máquina de lavar louça.
A cintilar
Para manter o brilho do cristal, limpe as peças com um pano limpo, seco e macio. Um pano embebido em álcool é quanto basta para limpar as manchas ou dedadas. No caso de garrafas com resíduos de bebidas ou jarras com vestígios de calcário, utilize uma solução de água e vinagre. Também podem lavar-se as garrafas e as jarras enchendo-as de água com detergente e um pouco de arroz fazendo, de seguida, ligeiros movimentos circulares com as peças.
Os delicados rebordos são a parte mais frágil dos cálices e copos de cristal. Por isso, não disponha as peças voltadas para baixo no escorredor da louça ou quando arrumadas. Quando lavar ou limpar o bojo, não faça movimentos circulares segurando os cálices pela haste ou pelo pé, pois a pressão pode partir os cálices. Antes de lavar a peças, retire anéis, pulseiras e outros objectos que possam riscar.