Descobrir as vantagens do congelamento de pratos prontos é uma experiência fascinante levando uma nova dimensão de conforto para o lar. E para que sejam obtidos os melhores resultados com essa modalidade de congelamento, basta que sejam observados os seguintes critérios:
Cozinhar os alimentos por menos tempo do que o convencional, pois o processo amacia os alimentos. Usar também menos sal e temperos que são realçados durante o congelamento, assim como próprio sabor do prato.
Quando um alimento estiver pronto deve ser resfriado rapidamente mergulhando-se a panela em água com gelo. Isso interrompe o processo de cozimento e preserva os valores alimentícios e o sabor.
Usar recipientes que possibilitam retirar do congelador a quantidade ideal para cada refeição. Assim são evitados os desperdícios, inclusive porque um prato descongelado não volta ao congelador.
Os recipientes plásticos rígidos com tampa são os mais práticas para os pratos prontos. É importante deixar espaço entre o alimento e a tampa, bem como extrair todo ar, etiquetar e levar ao refrigerador até que esfriem completamente para então iniciar o congelamento.
Para descongelamento rápido é ideal ir directo ao fogo, ao forno ou ao microondas (utilizar o recipiente plástico somente no micro-ondas).
Consumir o alimento até 24 horas após o descongelamento, excepto no caso dos frutos do mar que devem ser levados à mesa até 12 horas depois de descongelados.
Preparação específica dos principais pratos
Tortas salgadas – usar farinha de trigo em lugar da maisena para engrossar; deixar esfriar em temperatura ambiente antes de embalar; descongelar em temperatura ambiente ou no refrigerador; em caso de pressa, envolver em folhas de alumínio e levar ao forno ou micro-ondas envolto em toalha de papel
Sopas – cozinhar primeiro a carne com os temperos, acrescentar os legumes e por último o macarrão que deve ferver por 3 minutos no máximo; descongelar no refrigerador ou em panela de pressão com 5 colheres se sopa de água.
Assados – resfriar antes de secar o molho e embalar o assado inteiro e o molho em recipientes herméticos ou o assado fatiado junto com o molho; descongelar e envolver em folhas de alumínio e levar ao forno ou micro-ondas envolto em toalha de papel.
Obs: As aves não devem ser congeladas com recheio
Molhos – o ideal é preparar em grandes quantidades, embalando em recipientes herméticos com margem para expansão (não usar embalagens de alumínio); descongelar no refrigerador ou em panela de pressão para não secar
Strogonoff – refogar a carne com os temperos sem colocar os creme de leite e embalar. Descongelar em panela de pressão com 5 colheres de água, adicionando o creme de leite quando estiver fervendo .
Arroz – usar 1 xícara e meia de água para cada xícara de arroz, refogando com temperos; resfriar e embalar em porções. Descongelar em panela de banho-maria de forma que o vapor penetre no arroz
Puré de batatas – amassar a batata ainda quente e acrescentar a manteiga; resfriar e embalar. Descongelar embalado em banho-maria, acrescentando em seguida o leite e o sal ou em micro-ondas.
Caldos – preparar os caldos concentrados, guardando em formas de gelo. Depois de congelar em saco plástico.
Cuscuz – não usar ovos no preparo; embalar em recipientes plásticos rígidos. Descongelar em panela de banho-maria de forma que o vapor penetre. Decorar depois de descongelado.
Feijão preparar normalmente sem deixar que os grãos amoleçam muito; resfriar e embalar. Descongelar colocando um pouco de água fria e o feijão congelado numa panela de pressão, abrindo quando formar pressão; ferver um pouco se desejar caldo mais espesso.
Obs: O mesmo procedimento se aplica à feijoada, lentilha, grão de bico, etc.
Panqueca – congelar recheadas, com molho ou só os discos separados por folhas de plásticos e embaladas num recipientes herméticos. Descongelar as panquecas recheadas no forno em papel toalha e os discos em temperatura ambiente.
Lasanha – podem ser congeladas prontas ou não
Canelone, Raviole e Capeleti – Podem ser congelados prontos ou não
Suflê – pode ser congelado pronto, embora perca sua textura original ao descongelar.
Bife à Milanesa – Fritar em óleo novo, resfriar e embalar em folhas de alumínio ou papel aderente; descongelar no forno, inicialmente em temperatura baixa, aumentando após o descongelamento ou em micro-ondas.
Doces– brigadeiro, olho-de-sogra, beijinho e outros devem ser congelados antes de embalar. Descongelar em temperatura ambiente ou no refrigerador. Doces cara melados não congelam, devendo receber o caramelo no dia que serão consumidos.
Sobremesas – mousses, tortas , papo-de-anjo, doces de frutas, pão-de-ló, bolachas e muitas outras sobremesas congelam perfeitamente.
Tempo de conservação
Pratos prontos, doces ou salgados ………………………………… 3 meses
- Utilizar sempre o que estiver congelado há mais tempo
- Não esquecer de etiquetar tudo, evitando a perda de alimentos por ultrapassagem do limite de tempo de conservação
Alimentos não apropriados para o congelamento
- maionese
- saldas cruas
- gelatinas
- claras em neve ou cozidas
- cremes feitos a base de maisena
- ovos cozidos
- manjares
- macarrão cozido sem molho
- molho branco
- queijos magros, ricota e brancos
- batatas cozidas
- creme de leite
- pudins cremosos
- legumes e verduras cruas (para saladas)