Os lepismas saccharina, conhecida popularmente como peixinho-de-prata ou ainda traça (bicho-da-prata ou apenas lepisma em Portugal), se alimentam à noite e pertencem ao pequeno grupo daqueles que possuem a enzima celulase.
Os lepismas preferem alimentos ricos em amido ou polissacarídeos como a dextrina dos adesivos: cola, encadernações de livros, fotos, açúcar, cabelo, caspa e sujeira. Também podem consumir algodão, linho, seda, fibras artificiais e até mesmo insetos mortos e a pele das mudas.
Num período de fome, os lepismas podem estragar artigos de couro e pano de fibras artificiais. Em casos extremos, os lepismas são capazes de sobreviver sem se alimentar por vários meses e até um ano.
Eles são correctamente chamados de traças no Brasil pois causam danos a roupas, apesar dos danos serem bem pequenos.
Preparado para eliminar o bicho-da-prata
Ingredientes :
- 1 litro de álcool,
- 4 a 5 galhos de alecrim,
- 40 cravos da Índia,
- 10 pedras de cânfora.
Preparação e utilização :
- Junte ao álcool, o alecrim partido em pedaços pequenos, os 40 cravos da Índia e as 10 pedras de cânfora, tudo em uma garrafa limpa e seca, deixe em repouso de 7 a 10 dias até que os óleos do cravo da Índia e do alecrim se desprendam.
- Coloque em um pulverizador e aplique nos locais afetados pela infestação, lembre-se de retirar as roupas e utensílios domésticos do local onde você fará a aplicação, pois mesmo a formula tendo cheiro agradável o óleo do cravo pode manchar suas roupas.
OBSERVAÇÃO: fazer a aplicação de 7 em 7 dias ou até que desapareçam as traças