Se depende única e exclusivamente da balança como método de avaliação de seu desempenho na academia ou sucesso na dieta, precisa saber que os números e os ponteiros nem sempre são capazes de dar uma resposta exata para suas dúvidas.
A perda de peso está relacionada à redução de massa, que podem ser músculos, à composição líquida de células ou no interior do corpo e gordura.
Sabendo isso, o emagrecimento seria então a soma de tudo o que você conseguiu eliminar, ou seja, água, massa magra, estruturas e tecido adiposo.
Subir na balança e notar uma diminuição no peso não significa necessariamente que você emagreceu, pois pode não ter perdido peso, mas sim experimentado uma eliminação maior de líquidos do que a última vez que realizou a medição.
A água retida pelo consumo em excesso de alimentos ricos em sódio ou uso de determinados remédios, por exemplo, pode indicar um aumento de até 3 kg na contagem total.
Para saber se engordou ou está apenas sofrendo de inchaço, basta contar com um teste simples de resultado certeiro:
- com os dedos em forma de pinça, aperte a pele saliente do corpo por alguns segundos, solte e observe: se a marca dos seus dedos permanecerem por cerca de três segundos, você sofre de retenção de líquido, ou seja, o peso a mais é sinal de inchaço. Se a marca não aparecer, é sinal de gordura acumulada.