A Infecção Urinaria afeta as mulheres com maior frequência. Além disso, o uretra feminina é muito mais curta quando comparada com o masculino, facilitando o caminho desses microrganismos até a bexiga. A estase urinária também é um fator importante no desenvolvimento de infecções urinárias, já que a urina estagnada contribui com a proliferação bacteriana.
A infecção urinária afeta mulheres com maior frequência devido a fatores anatômicos, uma vez que a uretra desemboca próximo à entrada da vagina, local onde a flora bacteriana é abundante.Outro ponto que auxilia na ocorrência desse tipo de infecção é o hábito de higiene após defecar ou urinar, levando o papel higiênico na direção ânus-vagina, facilitando a migração de bactérias intestinais até a vulva.
Então, confira agora os 10 Principais sintomas da infecção urinaria
.Outros Fatores que Colaboram Para o Aparecimento de Infecções Urinárias são:
- Gravidez, pois nessa época da vida da mulher, há uma diminuição da defesa do organismo da mesma, bem como aumento do hormônio progesterona, que causa um relaxamento maior da bexiga, favorecendo a estase urinária.
- Diabetes.
- Climatério.
- Obstrução urinária, quando algum fator está impedindo o fluxo urinário.
- Inserção de corpos estranhos na uretra, pois estes podem carregar bactérias para o
- interior do trato urinário.
- Moléstias neurológicas, pois estas podem interferir no esvaziamento da bexiga, sendo um dos Principais Sintomas da Infecção Urinaria.
- Doenças sexualmente transmissíveis.
- Infecções ginecológicas.
Dentre as Manifestações Clínicas Observadas em Infecções do Trato Urinário Estão:
- Dor e ardência ao urinar.
- Dificuldade para iniciar a micção.
- Urgência miccional.
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia e em pequenas quantidades.
- Urina com mau odor e coloração alterada.
- Hematúria (urina com sangue) em certos casos.
Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, que é os Principais Sintomas da Infecção Urinaria, calafrios, dor lombar, náuseas e êmese.
O diagnóstico é feito com base no quadro clínico apresentado pelo paciente, juntamente com exame de urina, o qual pode evidenciar a presença de bactérias na urina e também outros sinais que auxiliam no diagnóstico. A urocultura também costuma ser solicitada, sendo que esta ajuda na identificação da bactéria causadora da infecção.
Em alguns pacientes, especialmente crianças e indivíduos com histórico de infecção urinária, se faz necessária a realização de exames de imagem, como a ultra-sonografia e radiografias com contraste das vias urinárias, entre outros. Estes exames auxiliam na evidenciação de defeitos congênitos que favorecem o desenvolvimento deste tipo de infecção.
As diferenças entre o corpo da mulher e o do homem vão além daquelas que nos saltam aos olhos. O canal da uretra, por onde sai o xixi, é uma das diversidades que ficam escondidinhas. Enquanto na ala feminina essa via de saída mede cerca de 5 centímetros, na turma do Bolinha chega à incrível marca de 22 centímetros.
A consequência da discrepância não é nada vantajosa para as mulheres. Isso porque, nelas, bactérias que se metem a intrusas têm um caminho muito mais curto a percorrer até alcançar a bexiga. Quando chegam ao órgão, costumam fazer estragos. Daí a vontade de urinar fica intensa, há dor e a urina às vezes vem acompanhada de sangue. você ira saber identificar os Principais Sintomas da Infecção Urinaria.É a cistite, nome formal da infecção urinária, que acomete de 20 a 30% da população feminina em certa fase da vida.
Nem sempre uma pessoa com infecção urinária apresenta sintomas, mas quando surgem, os mais comuns são.
- Ardência forte ao urinar.
- Forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro.
- Urina escura.
- Urina acompanhada de sangue.
- Urina com cheiro muito forte.
- Dor pélvica.
- Dor no reto.
- Aumento da frequência de micções.
- Incontinência urinária.
- Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção.
[in:saudedica.com.r]