É provável que já tenha tido essa sensação. De repente, um pouquinho antes de dormir, parece que cai num abismo, o corpo dá uma chacoalhada e acorda assustado.
Não, não estava sonhando profundamente. Isso acontece antes de dormir, no momento em que estamos prestes a cruzar a barreira do sono.
O que significa isso?
Por que acontece de uma forma tão brusca?
A maioria das pessoas que passam por isso descrevem esse momento como um tropeço. Quase todas afirmam que não gostam dessa sensação, porque acordam muito assustadas.
Pode ser que tenha escutado alguma explicação sobrenatural para este fenómeno: um momento em que a sua alma tenta abandonar o seu corpo; ou apenas uma sacudida da alma para tentar livrar-se do mal. Tudo besteira. Essa sensação é chamada de ’miclonia do sono’, um processo fisiológico normal que também acontece com outros animais.
Trata-se de um movimento brusco de parte ou de todo o corpo no momento em que entramos na fase de sonolência, a que vem antes do sono superficial, do sono profundo e da fase REM (de rapid eye movement — ou movimento rápido dos olhos, uma fase do sono).
O processo de adormecimento do nosso corpo passa por diferentes fases. Nesta fase, os músculos relaxam e a mente desconecta do consciente até que possamos entrar no mundo dos sonhos. Enquanto nosso corpo realiza estas funções, é muito comum sentir uma rápida descarga elétrica que interrompe momentaneamente o sono. Passamos, então, do relaxamento máximo à tensão imprevista. Isso acontece, por exemplo, quando passamos por momentos stressantes durante o dia. Também pode acontecer quando estamos muito cansados e nosso corpo não consegue relaxar. De qualquer maneira, é um espasmo físico e mental que nos faz voltar rapidamente à vigília, interrompendo o processo de adormecimento em que havíamos entrado.
Este fenómeno fisiológico afeta 7 em cada 10 pessoas, em diferentes etapas da vida. Pode ser uma situação isolada ou recorrente. Se acontecer muitas vezes, é importante que a pessoa procure um médico para ajudar o corpo a encontrar tranquilidade na fase do adormecimento.
Não obstante, não se preocupe, este fenómeno não afeta muito a saúde.
[in:incrivel.club]