A tinha é uma infecção fungicida de pele, que pode ser causada por vários fungos diferentes. É classificada de acordo com a sua localização no corpo.As micoses na pele desenvolvem-se quando encontram situações favoráveis, são em geral despertadas por exposição ao calor ou ao frio excessivo, falta de higiene pessoal ou simplesmente por deficiência do sistema imunológico. Podem atacar a pele, o couro cabeludo, a barba ou a virilha.
Os tipos existentes de tinha são:
- Pé-de-atleta ou tinha pedis é a tinha dos pés causada pelo Trichophyton, Mycrosporon ou pelo Epidermophyton, fungos que podem crescer nas áreas quentes e húmidas localizadas entre os dedos dos pés.
- Tinha crural ou tinha cruris se desenvolve na virilha e pode provocar muita coceira. Esta infecção causa o surgimento de áreas vermelhas, anulares, sobre a pele em torno da virilha e na parte superior da face interna das coxas.
- Tinha do couro cabeludo ou tinha capitis é altamente contagiosa, especialmente entre as crianças. Pode causar uma erupção descamativa e eritematosa e até queda de cabelo.
- Tinha das unhas é uma infecção que atinge as unhas e, em decorrência de sua acção, a unha torna-se espessa, sem brilho e deformada.
- Tinha corpórea ou tinha corporis pode ocorrer em qualquer área da pele e causa uma erupção cutânea rosada ou vermelha que, algumas vezes, forma áreas arredondadas com zonas claras nos centros.
- Tinha da barba é rara e pode ser similar à tinha corporis, porém localizada em área de barba.
Sintomas da tinha
Os sintomas da tinha variam de acordo com a região afectada, mas geralmente a região fica avermelhada e coça.
Receita caseira para tratar a tinha :
A cebola é um óptimo remédio caseiro para tinha.
Utilize a cebola ralada fazendo cataplasmas sobre a zona infectada pelo fungo por 30 minutos diariamente.
“Tinha” é a designação mais popular para micoses superficiais da pele e unhas, e são altamente contagiosas podendo ser contraídas em locais de banho público como praia, piscina ou sauna.
[in:.tuasaude.com]