Cientificamente denominado de bromidrose, esse mau cheiro corporal vem da glândula sudorípara apócrina, que se desenvolve em áreas como axilas, couro cabeludo e regiões pudendas, sua secreção é drenada pelos folículos de pelos destas regiões e produzem odores.
A quantidade de suor no caso da bromidose não influencia no mau cheiro. Inicialmente, quando criança, as glândulas apócrinas não têm cheiro intenso, mas se o suor permanecer por muito tempo no corpo, pode entrar em contacto com bactérias e fungos. Na puberdade a actividade dessa glândula é mais activa.
Como evitar o mau cheiro
- Tome banho diariamente;
- Use roupas limpas e de preferência que não estimulem a produção do suor;
- Faça bom uso dos desodorizantes vendidos no mercado. Alguns disfarçam o mau cheiro com odores agradáveis na composição e outros evitam que a pele transpire (chamados de “dry”).
Remédio caseiro para o tratamento :
- Misture bicarbonato de sódio com um pouco de água até que fique uma pasta;
- Aplique nas axilas e deixe agir por cerca de 5 minutos;
- 3Repita o processo três vezes ao dia durante uma semana e os resultados serão vistos rapidamente.
Limão :
Um remédio ancião bem simples e que promete funcionar no combate ao mau cheiro nas axilas é o limão. Para fazer uso do tal, basta cortá-lo na metade e passar nas axilas. Depois lave o local normalmente e aplique um desodorizante sem cheiro, de preferência roll-on. E claro não se expor ao sol.
[in:garotabeleza.com]