Em primeiro lugar, devemos salientar que as manchas de sangue na roupa devem ser sempre tratadas com água fria, uma vez que se o fizer com água quente, o calor fará com que o sangue se fixe à roupa e seja muito mais difícil de remover a mancha.
Assim sendo, se se der conta no momento em que a sua roupa se manchou de sangue, a primeira coisa a fazer será enxaguar a peça de roupa com água fria e um pouco de sabão. Se não o tem à mão, pode usar detergente de lavar a loiça ou sabão neutro.
Trate de remover a máxima quantidade de sangue possível e reduzir assim o sangue fresco acumulado sobre o tecido. Esfregue com as mãos para que a mancha de sangue desapareça da sua peça de roupa.
Caso a mancha de sangue fresco não desapareça depois de a esfregar, pode experimentar colocar um pouco de detergente líquido sobre a mancha e deixar atuar uns 10 minutos. Passado esse tempo, esfregue de novo e depois enxágue.
Depois de levar a cabo estas ações, poderá lavar a sua peça de roupa na lavadora para eliminar todos os restos de sangue.
Quando não é possível tratar a mancha no momento e o sangue já secou, o tratamento de limpeza deverá ser diferentes. Pode experimentar diluir uma colher de sopa de amoníaco em uma xícara de água e aplicar a mistura sobre a mancha de sangue.
Caso as manchas de sangue estejam sobre um colchão ou outra superfície não lavável, também pode tentar removê-la aplicando água oxigenada diretamente sobre a mancha.