Essa pode ser a realidade de muitos tutores, que acabam apelando para diversas formas de reverter a situação.Podem procurar em petshops repelentes que estimulem o cãozinho a fazer as necessidades no lugar correto.
Pensando nessa dificuldade, o Clube para Cachorros traz uma receita caseira de um repelente que, além de barato, é indicado por veterinários para ajudar a solucionar o problema do xixi em lugar inoportuno
Como funciona esse repelente?
O produto caseiro vai interferir diretamente no olfato dos cães, o sentido mais importante desses animais. Para se ter uma ideia, os cachorros possuem 300 milhões de células receptoras olfativas extremamente especializadas. Enquanto isso, os seres humanos possuem miseras 5 milhões. Com isso, dá para imaginar o poder desse sentido. Assim, o repelente cria uma barreira olfativa nos peludos, o que faz a receita conseguir estimular o comportamento correto do animal.
Para preparar o repelente vai necessitar de :
- Um litro de álcool;
- Duas colheres de sopa de creme a base de cânfora;
- 100 ml de essência de citronela.
Modo de preparo e utilização:
- Em um recipiente, coloca o álcool, a essência de citronela e, por último, o creme de cânfora.
- Em seguida, mexe com uma colher a substância integrada. Vale ressaltar que a cânfora não vai diluir, porém, isso não interfere no resultado final, haja vista que o mais importante é o cheiro do produto e não a sua consistência.
- Depois que mexer, coloque o repelente em uma spray e aplique nos locais onde o pet costuma fazer xixi, mas que não são apropriados para isso.
Esse líquido pode ser aplicado sem preocupação em cerâmica, estofado, alumínio, plástico ou madeira. Também não faz mal à saúde do peludo e nem do dono. Para os tutores, até que tem um cheiro agradável. Outro fator benéfico da mistura é que, por possuir em sua composição a citronela, afasta também mosquitos e outras pragas, a exemplo da mosca.
Para aplicar vale uma dica importante: precisa colocar o spray por todo o espaço e deixar livre apenas o lugar onde o animal deva fazer suas necessidades. Ficando mais prático o acerto e a aprendizagem. Além disso, sempre que o cachorro acertar as delimitações de espaço apropriado para o xixi, ele deve ser recompensado. Com um reforço positivo, que pode ser um petisco, carinho ou elogio, o pet descobre que aquele modo de agir é o mais correto e vai optar por ele sempre que sentir necessidade.
[in:dicascaseiras.org]