O tratamento natural para rinite alérgica pode ser feito com plantas medicinais como eucalipto e tomilho para inalações, urtiga e erva cidreira para chás e frutas como o a laranja e o abacaxi para sucos.
Os cuidados de higiene no ambiente onde vivem as pessoas com rinite assim como a existência de ventilação e entrada de luz solar evitam o desenvolvimento de mofo e proliferação de fungos.
Algumas dicas para evitar o acumulo de ácaros que é uma das principais causas da rinite alérgica incluem:
- Limpar os quartos com frequência, dando preferência ao uso de aspiradores com filtros especiais, pois o uso de vassoura e espanador podem espalhar a poeira.
- Usar pano húmido na limpeza de móveis e objectos que acumulam poeira.
- Retirar bichos de pelúcia, carpetes, cortinas, tapetes, almofadas e outros objectos que possam acumular poeira no ambiente em que vivem.
- O contacto com produtos como perfumes, fumo de cigarro, insecticidas e poluição devem ser evitados para que não causem irritação respiratória.
Chá de urtiga para rinite alérgica
Ingredientes :
- 2 colheres de café de urtiga
- 200 ml de água
Modo de preparo :
Ferver a água e juntar as folhas de urtiga, em seguida deixar repousar por 10 minutos, coar e tomar de 3 a 4 xícaras do chá por dia.
Suco de abacaxi com laranja para rinite alérgica
Ingredientes :
- 1 laranja
- 1 rodela de abacaxi
- 30 gotas de própolis
Modo de preparo
Bater o suco de uma laranja com o abacaxi no liquidificador, em seguida deve-se colocar o suco numa panela e levar ao lume até ficar morno, colocar 30 gotas de própolis e tomar 2 vezes ao dia.
Inalação com tomilho para rinite alérgica
Ingredientes :
- 2 colheres de chá de tomilho
- 500 ml de água
Modo de preparo
Deve-se colocar a água quente em uma bacia e misturar as duas colheres de tomilho,em seguida cobrir a cabeça com um pano e respire o vapor, deixando o nariz escorrer.
Fazer a higiene das narinas várias vezes ao dia com soro fisiológico ou água morna ajuda evitar o desconforto causado nos indivíduos com rinite alérgica.