A erva melhora inúmeros processos do organismo, como o sono, a diminuição dos gases, alívio nas cólicas e tosse e previne problemas nos rins
O nome científico de erva cidreira é Melissa officinalis, mas também tem outros nomes pelos quais ela é conhecida, como chá de tabuleiro, falsa melissa, erva-cidreira brava, erva-cidreira do campo, salva do Brasil, salva limão, alecrim do campo, salva brava, cidrila, orégano e sálvia.
A erva cidreira possui as seguintes propriedades: adstringente, analgésica, anti alérgica, anti-espasmódica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anticéptica, diurética, relaxante, sudorífera e cicatrizante.
Isso garante uma melhora em inúmeros processos do organismo, como o sono, a diminuição dos gases, alívio nas cólicas e tosse, previne problemas nos rins, dores de cabeça e auxilia em disfunções digestivas.
Usos, benefícios e propriedades
- Outra indicação bem conhecida da erva cidreira é como calmante, pois ela promove o bem-estar e tranquilidade e diminui o nervosismo.
- Outra indicação popular é o uso da erva cidreira no combate ao vício do tabaco.
Receita do chá de Erva Cidreira
O chá de erva cidreira é útil para combater diversos tipos de enfermidades e previne outras muitas. A bebida pode ser consumida por adultos e em menor quantidade por crianças maiores de dois anos. Entretanto, é indicado sempre a consulta com um médico ou fitoterapeuta que possa liberar o consumo desse chá.
Ingredientes
- – 30 gramas de folhas e flores de erva cidreira;
- – Um litro de água;
- – 1 limão.
Modo de fazer
- Coloque em uma panela com tampa um litro de água para ferver.
- Depois que levantar fervura, desligue o fogo e com o líquido ainda bem quente, adicione as 30 gramas de folhas e flores de erva cidreira.
- Em seguida tampe a panela e deixe apurar por, aproximadamente, 15 minutos.
- Por fim, coe.
- Tome uma xícara pequena do chá três vezes ao dia e adicione gotas de limão a cada xícara, antes das principais refeições.
Outras aplicações da erva cidreira
Repelente
- Além do chá é possível utilizar a erva cidreira para outros fins.
- Ela pode ser empregada como repelente para espantar mosquitos.
- Para isso, as folhas devem ser amassadas e aplicadas sobre a pele.
Dor de dente
- A dor de dente também pode ser aliviada.
- Basta colocar algumas folhas em um copo com água e bochechar essa mistura depois de um tempo de descanso.
Higiene
- A planta também pode ser ingrediente de diversos produtos dermatológicos, como sabonetes artesanais, perfumes, shampoos, cremes, condicionados, entre outros. Se bem manipulada, a erva pode resultar em esfoliantes caseiros para a pele.
Culinária
- Outra aplicação é no uso culinário.
- Essa erva é responsável por dar um sabor cítrico às receitas e também possui efeito decorativo.
- Ela combina com carnes brancas e saladas.
[in:remedio-caseiro.com]